CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17176 - FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
SARAH ALBINO - UFSC, MARIA LUIZA SILVA CRUZ - UFSC, DANIELLE SOARES ROCHA VIEIRA - UFSC, IONE JAYCE CEOLA SCHNEIDER - UFSC, VIVIANE DE MENEZES CACERES - UFSC


Objetivos: Determinar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) e a associação com nível de atividade física em participantes de um programa de promoção da saúde do município de Araranguá-SC.
Métodos: Trata-se de estudo transversal com participantes de um programa de promoção da saúde com idade superior a 18 anos. Foram realizadas mensurações antropométricas (massa corporal e estatura) e de pressão arterial. Um questionário estruturado com base no sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) foi utilizado para o levantamento dos fatores de risco, além da versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para avaliação do nível de atividade física. Foi utilizado o pacote estatístico SPSS versão 17.0 e considerado nível de significância de 5%.
Resultados: Dos 601 participantes, 65,6% eram mulheres e 51,7% tinham idade inferior a 60 anos. Quanto aos fatores de risco, destaca-se a elevada prevalência de sobrepeso e obesidade (42% e 38,6%, respectivamente), pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada (36,7% e 28,2%, respectivamente). Foram observadas altas taxas de prevalência para diabetes mellitus e hipercolesterolemia (18,6% e 25,5%, respectivamente). Quanto à atividade física, 29% dos participantes eram fisicamente inativos. Não foi observada associação estaticamente significativa entre o nível de atividade física e outras variáveis investigadas.
Conclusões: A elevada prevalência de alguns fatores de risco cardiovasculares observadas entre os participantes deste programa de promoção da saúde reforça a importância da continuidade de intervenções voltadas à conscientização da população.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação