| 09/10/2017 - 13:45 - 14:40Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 17274 - AVALIAÇÃO DA VALIDADE DO NUTRITION SCREENING INITIATIVE CHECKLIST EM UMA AMOSTRA DE IDOSOS BRASILEIROS
 LUNA STRIEDER VIEIRA - UFPEL, MARIA CECÍLIA FORMOSO ASSUNÇÃO - UFPEL, ANTÔNIO AUGUSTO SCHÄFER - UFPEL, INÁ DA SILVA DOS SANTOS - UFPEL
 
 Objetivo. Verificar se o NSI é um instrumento de triagem válido para identificação de risco nutricional entre a população idosa de uma cidade de médio porte no sul do Brasil.
 Métodos. A população do estudo foi composta por indivíduos com 60 anos ou mais selecionados de um estudo transversal de base populacional. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos, primeiramente foi aplicado o NSI (instrumento testado) e em um segundo momento o recordatório alimentar referente ao dia anterior (padrão ouro). As análises de validade foram realizadas por meio da sensibilidade e especificidade, bem como Receiver Operating Characteristic Curve.
 Resultados. Foram estudados 183 idosos. A concordância entre o recordatório alimentar e o NSI para resultados positivos e negativos foi de 54.6%. Os valores de sensibilidade e especificidade foram baixos para todos os pontos de corte do instrumento. A área sob a curva foi de 0.52 para o ponto de corte ≥6 (IC 95%: 0.44-0.62).
 Conclusão. Baseado nos valores de sensibilidade e especificidade o NSI não se mostrou eficiente para ser aplicado na população estudada.
 |