| 09/10/2017 - 13:45 - 14:40Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 17603 - ASSOCIAÇÃO ENTRE PRESSÃO ARTERIAL E RAZÃO SÓDIO/POTÁSSIO DIETÉTICOS EM ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA
 RAFAEL LAVOURINHA PINTO - UFF, BÁRBARA DA SILVA NALIN DE SOUZA - UFF, ROSELY SICHIERI - UERJ, EDNA MASSAE YOKOO - UFF
 
 Introdução
 Hábitos alimentares inadequados afetam negativamente a pressão arterial. O objetivo deste estudo é verificar a associação entre ingestão de sódio, potássio e razão sódio/potássio dietéticos e pressão arterial de adolescentes.
 
 Metodologia
 Estudo transversal realizado em escola pública de Niterói–RJ (2015), com alunos do 5º ao 9º ano. A ingestão de usual de sódio, potássio e razão sódio/potássio foi estimada a partir de dois recordatórios de 24h, utilizando-se método proposto pelo National Cancer Institute. Foi utilizada a média de duas medidas de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), e categorizada em
 Resultados
 Foram incluídos 316 adolescentes. A média de idade foi superior nos adolescentes que apresentaram a PAS ≥mediana (12,9 anos). O IMC foi superior nos escolares que apresentaram PAS e PAD ≥mediana. O aumento da razão sódio/potássio associou-se negativamente com a chance de apresentar PAS ≥mediana, após ajuste por sexo, idade, IMC, história familiar de hipertensão, atividade física, cor da pele e adição de sal no prato (OR=0,24 [0,06-0,85]). Para sódio e potássio não foi verificada associação significativa.
 
 Conclusão
 Elevado consumo de sódio e razão sódio/potássio e insuficiente de potássio foi verificado entre adolescentes. Adolescentes com maior pressão arterial sistólica e excesso de peso tendem a apresentar menor razão sódio/potássio. Ressalta-se a necessidade de estratégias educacionais para a melhoria dos hábitos alimentares, independente do estado nutricional, bem como monitoramento dos níveis pressóricos em faixas etárias mais precoces.
 |