| 09/10/2017 - 13:45 - 14:40Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 18080 - ALCANCE POPULACIONAL DE UMA INTERVENÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: O PROGRAMA “VAMOS”
 CAMILA TOMICKI - UFSC, CEZAR GRONTOWSKI RIBEIRO - UFSC, LISANDRA MARIA KONRAD - UFSC, PAULO VITOR DE SOUZA - UFSC, CASSIANO RICARDO RECH - UFSC, TÂNIA ROSANE BERTOLDO BENEDETTI - UFSC
 
 Objetivo: Analisar o alcance populacional do Programa de mudança de comportamento Vida Ativa Melhorando a Saúde (VAMOS) em idosos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 Métodos: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido em seis Centros de Saúde (CS) de dois distritos sanitários de Florianópolis/SC. Foram realizadas reuniões com as equipes de saúde para criar estratégias de convite aos usuários para participarem do Programa VAMOS: cartazes, flyers e convite face a face. Para avaliar o alcance da população-alvo que participou do programa foi utilizada a ferramenta RE-AIM que avalia o impacto de programas na saúde pública. O alcance é calculado pelo número de idosos participantes do programa dividido pelo número de elegíveis.
 Resultados: Dos 985 usuários elegíveis nos seis CS, participaram da primeira reunião 150 idosos, a maioria do sexo feminino (80,3%) e média de idade de 69,5 anos (±7,4). O alcance populacional foi de 15,2%, sendo maior em comunidades menores.
 Conclusões: O Programa VAMOS mostrou que as estratégias utilizadas necessitam ser aprimoradas para melhorar o alcance de intervenções do SUS.
 |