CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

16023 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM SANTA CATARINA
JIAN DE ANDRADE - FACULDADE UNYLEYA, MARIA FERNANDA REGUEIRA BREDA - CENTRO DE PESQUISAS ONCOLÓGICAS - CEPON


Objetivos: Geral - identificar as principais características epidemiológicas do câncer de mama em mulheres residentes em Santa Catarina nos anos de 2008 a 2012.

Objetivos específicos: foram descrever o perfil epidemiológico das mulheres atendidas nos CACON’s e UNACON’s; identificar o perfil sócio demográfico das pacientes caracterizando a amostra de acordo com idade, estado civil, escolaridade e histórico familiar de câncer.

Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter observacional descritivo e analítico, retrospectivo, tipo seccional coletados a partir da plataforma pública IntegradorRHC.

Resultados: A amostra constituiu-se de 8.711 casos de câncer de mama. Encontraram-se, predominante, mulheres entre 45 e 49 anos, da cor branca, casadas e com o primeiro grau incompleto. Observou-se que a maioria das mulheres foi encaminhada pelo SUS, já com diagnóstico e tratamento iniciado. A histologia predominante foi o carcinoma ductal e a maioria das mulheres é procedente da Grande Florianópolis. A maior parte não possuía informação do estadiamento clínico, resultado da doença ao final do primeiro tratamento e histórico familiar de câncer, o que prejudicou a análise dessas informações.

Conclusões: Percebeu-se que o preenchimento completo e correto das informações nos serviços de referência em oncologia é fundamental para planejar políticas públicas capazes de intervir de forma qualitativa na prevenção e promoção da saúde das mulheres com câncer de mama.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação