| 11/10/2017 - 13:35 - 14:15Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 17020 - QUALIDADE DA DIETA E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
 DALILA PINTO DE SOUZA FERNANDES - UFV, MARIA SÔNIA LOPES DUARTE - UFV, MILENE CRISTINE PESSOA - UFMG, SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI - UFV, ANDRÉIA QUEIROZ RIBEIRO - UFV
 
 Objetivo: Estimar a associação entre fatores socioeconômicos, condições de saúde e nutrição e a qualidade da dieta de idosos.
 
 Métodos: Estudo transversal, de base populacional, realizado com amostra aleatória de 620 idosos não institucionalizados, residentes no município de Viçosa (MG) em 2009. Utilizou-se um questionário semiestruturado com variáveis socioeconômicas, antropométricas, de condições de saúde, estilo de vida e consumo alimentar. A variável dependente foi o Índice de Alimentação Saudável Revisado, classificado em tercis de escores, considerando-se o primeiro tercil como “Pior qualidade da dieta”, o segundo “Qualidade intermediária da dieta” e o terceiro “Melhor qualidade da dieta”. Para identificar os fatores independentemente associados à qualidade da dieta foi utilizado o modelo de regressão logística multinomial.
 
 Resultados: A média da pontuação do IAS-R foi de 64,28 (dp=11,19), com mínimo e máximo de 21,95 a 90,56 pontos. Os componentes consumidos com piores pontuações foram os cereais integrais, leite e derivados, sódio, frutas totais e frutas integrais. Na análise múltipla, os fatores independentemente associados à “Melhor qualidade da dieta” foram sexo feminino, maior escolaridade, história de até cinco consultas médicas no último ano, histórico de diabetes mellitus, dislipidemia e uso de polifarmácia.
 
 Conclusão: Há necessidade de melhoria na qualidade da dieta pela maioria dos idosos, e há evidencias de que idosos do sexo masculino, bem como aqueles com nenhuma ou baixa escolaridade e os que não procuraram serviços médicos devem constituir o grupo prioritário no tocante a estratégias para melhoria da qualidade da dieta.
 |