CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

18156 - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS OU NÃO PELO BOLSA FAMÍLIA, 2008-2009
CAROLINE CORTES - ENSP/FIOCRUZ, VALESKA CARVALHO FIGUEIREDO - ENSP/ FIOCRUZ


Objetivo - Analisar o perfil sociodemográfico das famílias beneficiadas ou não beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

Métodos – Estudo transversal, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, com uma amostra de 55.970 domicílios. A população de estudo foi dividida em três faixas de renda per capita mensal: famílias extremamente pobres e famílias pobres (elegíveis) e famílias não elegíveis. Foram realizadas análises exploratórias de dados com as estimativas pontuais e respectivos intervalos de confiança, módulo svy do software STATA.

Resultados – Do total de famílias 16,7% eram elegíveis para receber o benefício, destas 49,3% declararam ter recebido. Houve predomínio do sexo masculino com idade média de 40 anos. Independente da faixa de renda, os beneficiados se concentraram na região nordeste. O estudo mostrou uma clara associação entre indicadores de baixa condição socioeconômica e ser beneficiado pelo PBF, como menor escolaridade (RP entre beneficiados/não beneficiados de 1,2 nas faixas de renda menores e 1,6 na faixa mais alta), raça preta/parda (RP de 1,1 nas duas primeiras faixas de renda e 1,6 na faixa mais alta) e condições de moradia inadequada (pouco espaço e goteira). Os serviços de saúde foram avaliados negativamente, assim como lazer, esporte e esgotamento sanitário, principalmente entre os beneficiados.

Conclusões – Tais resultados indicam elevado grau de focalização do PBF para famílias mais carentes, contribuindo para gerar impacto sobre a pobreza. No entanto, observou-se que muito do que caracteriza uma condição de vida ruim, depende das condições ofertadas pelo estado, indo além da transferência de renda.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação