| 11/10/2017 - 13:35 - 14:15Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 18696 - SÉRIE HISTÓRICA DE EXAMES DE MAMOGRAFIA E COLPOCITOLOGIA E DE TAXAS DE MORTALIDADE  NO ESTADO DE GOIÁS
 CLAUDIO GONZAGA AMORIM - INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA /UFG, NILZA ALVES MARQUES ALMEIDA - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UFG
 
 Introdução: O câncer de mama e de colo do útero representam um sério problema de saúde pública no Brasil e também no estado de Goiás.
 Objetivos: Avaliar as séries históricas de realização de exames de mamografia e colopocitologia, 2008 a 2015, e as taxas de mortalidade por câncer de mama e de colo do útero, 2008 a 2015, no estado de Goiás.
 Métodos: Estudo quantitativo dos indicadores de Razão de Mamografia e Razão de Colpocitologia do Colo do Útero (SIA) e das Taxas de Mortalidade por Câncer de Mama e do Colo do Útero (SIM; IBGE).
 Resultados: O estudo da série histórica dos indicadores da Razão de Mamografia e da Razão de Colpocitologia do Colo do Útero mostrou índices decrescentes ao longo do intervalo entre 2008 e 2015 e evidenciou prevenção ineficaz para estas doenças segundo a taxa de mortalidade, que quase dobrou para o câncer de mama e apresentou um acréscimo para o câncer de colo do útero, neste intervalo.
 Conclusão: No estado de Goiás, faz-se necessário reunir esforços de gestores e profissionais de saúde, no intuito de garantir a eficácia das estratégias de prevenção e controle dos cânceres de mama e do colo do útero e, com isso, obter a redução das taxas de mortalidade.
 Palavras-Chave: Câncer de mama. Câncer do colo do útero. Capacitação em Serviço.
 |