| 11/10/2017 - 13:35 - 14:15Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 19026 - PERFIL NUTRICIONAL DE MULHERES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ.
 FÁTIMA CAFÉ RIBEIRO DOS SANTOS - UECE, KATHERINE JERÔNIMO LIMA - UECE, ALINE DE FREITAS VELASCO WERNECK - UNIFOR, GLAUCILÂNDIA PEREIRA NUNES - UECE, KELLINSON CAMPOS CATUNDA - UECE, ELYUDIENNE ANDRESSA SILVA ALVES - UFC, JANAYNA DOS SANTOS MOURA - SESA, OLINDINA LINHARES PRADO ALVES - SMS, MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA - UECE
 
 Objetivos:
 Identificar perfil nutricional de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família residentes no município de Sobral-Ceará, no período de 2012 a 2016.
 Métodos:
 Trata-se de um estudo transversal com enfoque descritivo, sobre o perfil nutricional de mulheres beneficiárias pelo Programa Bolsa Família (PBF) residentes em Sobral-Ceará, no período de 2012 a 2016. Os dados foram coletados no Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN), com acesso aos Relatórios Públicos.  Selecionaram-se os relatórios do estado nutricional dos indivíduos adultos acompanhados por período, na opção fase de vida adulto e do sexo feminino.
 Resultados: Observou uma de média de 17.687 mulheres adultas, acompanhadas no PBF por ano. No período analisado, notou que 65,1% (11.514) das beneficiárias do PBF apresentaram excesso de peso (somatório dos percentuais de sobrepeso, obesidade grau I, II  e III), 32,3% (5.713) eutrofia e 2,6% (460) baixo peso. A proporção de mulheres com excesso de peso no município de Sobral é alta, quando comparado ao estado do Ceará que apresentou uma frequência de 55,6%, como também, está acima do valor nacional que foi de 55,1%. Verificou-se aumento de 9%, durante os cinco anos analisados, a proporção de mulheres com excesso de peso, com destaque ano de 2016, que apresentou a maior frequência (68%).
 Conclusões: As mulheres beneficiárias do PBF do município de Sobral-CE, apresentaram uma elevada prevalência de excesso de peso, revelam-se maiores que a média nacional. Diante desta realidade, são necessárias ações efetivas que favoreçam a práticas de saúde e de alimentação saudável, que visem a reversão deste quadro.
 |