| 11/10/2017 - 13:35 - 14:15Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 19630 - PERFIL DE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIAS DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
 BRENDA MAGALHÃES ARANTES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, KAREN MAGALHÃES ARANTES - UFU, KAMILA ROSA MARTINS - UFU
 
 RESUMO:
 Objetivo:
 Analisar o perfil de notificação de violências notificadas pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NUVE) do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) no ano de 2016.
 Métodos:
 Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, com uso de dados secundários, do tipo série temporal, focalizado na análise epidemiológica de violências notificadas no ano de 2016.
 Resultados:
 As violências foram notificadas pelo NUVE a partir do ano 2009, apresentando maiores incidências nos anos de 2011 e 2012, nesse grupo foram identificados maiores índices para as violências contra Criança e Adolescentes e contra Mulher. No ano de 2016, foram registrados 361 casos de violências, sendo mais frequentes as violências contra criança e adolescentes (57,6%) seguida das violências contra mulher (24,9%). O abuso sexual foi a violência mais registrada, estando presente em 44,3% das notificações de violência e evidenciado principalmente entre crianças e adolescentes (34,3%). Nas notificações de violência contra mulher, as agressões foram estatisticamente equiparadas ao número de abuso sexual registrados, 31% e 30% respectivamente.
 Conclusão:
 As consequências das violências para o sistema de saúde e para a sociedade apontam a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de informações de agravos de notificação por violência, visando subsidiar políticas públicas para a prevenção do problema e o atendimento das vítimas. Nesse sentido, este estudo dá um importante passo na descrição desses eventos e propõe, para investigações posteriores, uma análise mais apurada de suas diversas tipologias.
 |