CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

19836 - INTERNAÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA POR RAÇA-COR DE MENORES DE UM ANO EM SÃO PAULO/BR
IANNA KAROLINA VÉRAS LÔBO - UNIFESP, AMANDA CRISTINA DA SILVA DE JESUS - UNIFESP, TULIO KONSTANTYNER - UNIFESP


Objetivos: Descrever as internações por condições sensíveis à atenção primária (CSAP) segundo raça/cor em menores de um ano no Estado de São Paulo, Brasil, entre 2008 e 2014.
Métodos: Este estudo é ecológico e baseado em dados secundários. Utilizou-se o banco de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-DATASUS), São Paulo, Brasil. Com uso dos programas TabWin e Microsoft Access extraiu-se banco de dados de menores de um ano e classificou-se as internações por CSAP, baseado no diagnóstico principal (CID 10) e na Lista Brasileira de Internações por CSAP. As internações foram analisadas segundo raça/cor (branca e preta/parda), por número absoluto, percentual, grupo de causa de internação por CSAP e ano da internação. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de ética da UNIFESP, parecer nº 933.091.
Resultados: Entre 2008 a 2014 ocorreram 192.264 internações de menores de um ano por CSAP no Estado de São Paulo. Destas, 49,4% corresponderam a crianças de raça-cor branca, e 19,9%, preta/parda. As Doenças pulmonares foi o grupo de causa por CSAP mais frequente, com elevação de 9,55% em pretos/pardos e 0,2% em brancos durante o período, seguido do grupo Gastroenterites infecciosas e complicações, que apresentou diminuição das frequências de internação de 5,5% em brancos, e elevação de 3,3% em pretos/pardos.
Conclusões: As frequências de internações por Doenças pulmonares e Gastroenterites infecciosas e complicações aumentaram durante o período estudado em crianças de raça-cor preta/parda, possivelmente de maior vulnerabilidade. Essa causa de internação é fortemente evitável, quando a atenção primária à saúde é acessível e resolutiva.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação