| 11/10/2017 - 13:35 - 14:15Apresentações
 | 
        
		  
					 
          				| 20951 - OFICINAS CULINÁRIAS COMO ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
 LETÍCIA FERREIRA TAVARES - UFRJ, MARA LIMA DE CNOP - UFRJ, JOYCE TA R S I A G A R C I A C A F I E R O - UFRJ, L A U R A K I Y O K O  I D E - UFRJ, THAYS DE SOUZA NASCIMENTO - UFRJ, TIAGO FERNANDES DE SOUZA - UFRJ
 
 Objetivos: Avaliar aceitação das preparações realizadas em oficinas culinárias desenvolvidas por profissionais da saúde para pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII).
 Métodos: De maio de 2014 a março de 2017 foram realizas oficinas culinárias, com cinco horas de duração cada, para pacientes com DII atendidos pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. As atividades foram idealizadas por docentes do curso de graduação em gastronomia, nutrição e medicina. Para o planejamento foram consideradas as características das patologias em questão, as necessidades nutricionais dos pacientes e aos aspectos culturais e socioeconômicos. Foi aplicado teste de aceitabilidade com a utilização de escala hedônica de cinco itens (“detestei”; “não gostei”; “indiferente”; “gostei”; “adorei”) para avaliação do aspecto geral, consistência, sabor e aroma de cada uma das preparações desenvolvidas.
 Resultados: Foram realizadas nove oficinas com participação média de 15 pessoas. Os participantes apresentaram idade média de 54,6 anos. Houve predomínio do sexo feminino (65%), da presença de doença de Crohn (69%) e do hábito de cozinhar em casa (89%).  Foram realizadas 48 preparações, sendo 6 entradas, 10 pratos principais, 4 sopas, 10 recheios e molhos, 9 doces e 9 bebidas. As preparações apresentaram pelo menos 93,8% de resposta “gostei” e “adorei” para todos os itens avaliados (aspecto geral, consistência, aroma e sabor). Nenhum paciente detestou as preparações.
 Conclusões: As preparações realizadas nas oficinas culinárias apresentam boa aceitação entre os pacientes com DII. A interdisciplinaridade das atividades favorece a integração social, promoção da alimentação saudável e consequente melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
 |