CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

09/10/2017 - 16:50 - 18:10
Epidemiologia nutricional entre adolescentes

18542 - VARIAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL: UM ESTUDO RANDOMIZADO EM ESCOLARES
MICHELE RIBEIRO SGAMBATO - UERJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ, RENATA DA ROCHA MUNIZ RODRIGUES - UFF, ANA LÚCIA VIÉGAS RÊGO - UFRJ, BÁRBARA DA SILVA NALIN DE SOUZA - UFF, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ, EDNA MASSAE YOKOO - UFF, ROSELY SICHIERI - UERJ


Objetivo: Verificar a variação do percentual de gordura corporal (%GC) em adolescentes de escolas públicas após intervenções para reduzir o ganho excessivo de peso.

Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção denominado Pais, Alunos, Agentes de Saúde e Professores pela Alimentação Saudável realizado com 2474 alunos do 5° e 6° anos de 18 escolas municipais de Duque de Caxias-RJ no ano de 2016, sendo 9 escolas controle e 9 intervenção. As intervenções foram realizadas pelos professores através de ações de educação nutricional e atividade física e com participação de agentes de saúde em visitas domiciliares. A massa corporal (MC) e o %GC foram medidos pela balança de bioimpedância Tanita BC-552. As análises foram realizadas através do teste t pareado, usando o software SPSS versão 21.

Resultados: A idade média foi de 11,6(1,5) anos. No grupo controle, a média de MC foi de 43,9(12,4) kg, o índice de massa corporal (IMC) igual a 19,1(4,0) kg/m² e o %GC foi de 22,8(7,2) e no grupo intervenção, a média de MC foi de 44,1(12,4) kg , o IMC foi igual a 19,2(4,0) kg/m² e o %GC foi igual a 23,1(7,1). A média da diferença de %GC foi de -0,15 no grupo controle e de -0,29 no grupo intervenção (p-valor=0,07).

Conclusão: No grupo intervenção a redução de %GC foi maior que no grupo controle, sem mudança entre os grupos no IMC. Combinar várias estratégias para prevenção do ganho excessivo de peso parece ser um caminho na redução dos níveis crescentes de obesidade no Brasil.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação