09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
15991 - DETERMINANTES DA QUALIDADE DA VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL EM ADULTOS COM FISSURA LABIOPALATAL ANA PAULA CORRÊA DE QUEIROZ HERKRATH - UFAM, FERNANDO JOSÉ HERKRATH - ILMD/FIOCRUZ, MARIA AUGUSTA BESSA REBELO - UFAM, MARIO VIANNA VETTORE - SHEFFIELD UNIVERSITY
Objetivo: Investigar os determinantes da qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) entre adultos com fissura labiopalatal (CL/P).
Métodos: Foi realizado um estudo transversal envolvendo indivíduos adultos, com 18 anos ou mais, com CL/P não associada a síndromes, residentes no município de Manaus, Amazonas. A QVRSB foi avaliada por meio do questionário Oral Impacts on Daily Performance (OIDP). Foram realizadas entrevistas individuais e avaliações clínicas para obtenção de dados sobre características socioeconômicas e demográficas, rede e apoio social, comportamentos relacionados à saúde, cumprimento do protocolo reabilitador, doenças crônicas, tipo de fissura, medidas clínicas de saúde bucal e relacionadas à fissura. A regressão de Poisson foi utilizada para testar a associação entre as variáveis independentes e os escores de QVRSB.
Resultados: A idade média dos 96 participantes foi de 29,4 ± 9,1 anos. Baixa renda familiar, sexo feminino, baixo apoio social, tipo de fissura e a cárie dentária mostraram-se associados com pior QVRSB (P<0,05). Adultos com baixa escolaridade, baixa rede social e fumantes eram mais propensos a ter pior QVRSB (P<0,05).
Conclusões: Determinantes estruturais e intermediários relacionaram-se com a QVRSB em adultos com CL/P, sugerindo a necessidade de abordagens interdisciplinares para um processo reabilitador mais eficiente, além de ações intersetoriais para reduzir o impacto das desigualdades sociais na qualidade de vida destes indivíduos.
|