09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
16380 - A QUALIDADE DO AR EM CURITIBA À LUZ DA LEGISLAÇÃO FEDERAL E O RECOMENDADO PELA OMS JOCIENE SANTANA PIMENTEL - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO PARANÁ
Objetivos: avaliar os resultados das concentrações dos principais poluentes atmosféricos monitorados na cidade de Curitiba em relação ao preconizado pela Resolução CONAMA 03/90 e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no período de 1997 a 2011.
Material e Métodos: Esse estudo foi realizado no município de Curitiba, utilizando-se os dados das 5 (cinco) Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), composta por: Santa Casa (a única manual), Santa Cândida, Ouvidor Pardinho, CIC e Boqueirão. O período analisado é de 1997 a 2011. Os valores encontrados foram comparados aos limites estipulados para o padrão primário e secundário exigidos pela Resolução CONAMA 03/90. O mesmo procedimento foi realizado com os valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os quantitativos encontrados foram processados por meio da ferramenta Excel para elaboração de gráficos.
Conclusão: Os dados levantados sugerem que o ar de Curitiba de maneira geral atende ao preconizado pela Legislação vigente no Brasil. Porém, o mesmo não acontece para os valores recomendados pela OMS, o que pode causar sérios danos à saúde pública.
|