CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16448 - AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS REGULARMENTE MATRICULADAS EM OITO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE TUBARÃO/SC, 2015.
RAIANE PEREIRA DE SOUZA - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, ARIANA GABRIEL FELIPE - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, JULIANA DAL BÓ - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, ANA PAULA LEANDRO - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, SAMIRA SANTA HELENA - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, MARIA HELENA MARIN - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA


Objetivo: Identificar o estado nutricional dos escolares regularmente matriculados em oito escolas públicas municipais do município de Tubarão/SC, 2015.

Métodos: Estudo de caráter observacional do tipo transversal, com dados secundários. Amostra de 345 escolares na faixa etária de cinco a 10 anos. Variáveis sociodemográficas e antropométricas coletadas foram: sexo, idade, escola, ano, período de estudo, peso e altura. O peso corporal, em quilos (Kg), foi obtido com o indivíduo posicionado de pé, no centro da balança, com roupas leves e sem calçados. A altura foi coletada em metros (m), estando o indivíduo posicionado de pé, em uma plataforma plana, sem calçados e com roupas leves. O índice de massa corporal foi calculado por meio da divisão do peso em quilogramas (Kg), pela altura em metros ao quadrado (m²). A partir das variáveis antropométricas o estado nutricional foi classificado em IMC para idade, Peso para idade e Estatura para idade, conforme preconiza a OMS. Os dados foram analisados através do software Epi Info, versão 7.1.5.0.

Resultados: Prevalência de eutrofia nos escolares de 67,25%; Excesso de peso 30,72%, destes 4,64% apresentaram obesidade grave, 10,72% obesidade e 15,36% sobrepeso.

Conclusões: Apesar de prevalecer a eutrofia, fica claro um considerável percentual de excesso de peso entre os escolares estudados. As prevalências de sobrepeso e obesidade tem se tornado um problema crescente de saúde pública. Um acompanhamento nutricional contínuo destes escolares é necessário, a fim de promover hábitos alimentares saudáveis para manutenção da saúde e controle de peso corporal indicado para cada faixa etária.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação