CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16875 - A INGESTÃO DE ZINCO ESTÁ INVERSAMENTE ASSOCIADA AO PERFIL LIPÍDICO EM CRIANÇAS
NARUNA PEREIRA ROCHA - UFV, FERNANDA MARTINS DE ALBUQUERQUE - UFV, MARIANE ALVES SILVA - UFV, ANA PAULA PEREIRA CASTRO - UFV, LUANA CUPERTINO MILAGRES - UFV, MARIANA DE SANTIS FILGUEIRAS - UFV, JULIANA FARIAS DE NOVAES - UFV


Objetivo: Avaliar a ingestão de zinco e suas associações com fatores cardiometabólicos em crianças.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 378 crianças de 8 e 9 anos matriculadas em todas escolas urbanas do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. O consumo alimentar foi avaliado por três recordatórios de 24 horas, obtidos em dias não consecutivos, sendo um referente ao fim de semana. A análise da ingestão de zinco foi realizada no software Diet Pro 5i (versão 5.8), sendo ajustada por energia. Amostras de sangue foram coletadas para análise de triglicerídeos e HDL-c. A análise estatística foi realizada no software SPSS versão 20, sendo considerado o nível de significância estatística de 5%. Foram utilizadas as análises de ANOVA e de Kruskal Wallis para comparar as médias/medianas dos fatores cardiometabólicos segundo os tercis de ingestão de zinco.
Resultados: A prevalência de inadequação da ingestão de zinco foi 48,0%, sendo as medianas de ingestão (5,45 µg/dia e 5,78 µg/dia) inferior a EAR para crianças de 9 anos (7 µg/dia) e superior a EAR para crianças 8 anos (4 µg/dia), respectivamente. Verificou-se uma menor mediana de triglicerídeos (p=0,014) e da relação TG/HDL-c (p=0,012) no 3º tercil de ingestão dietética de zinco.
Conclusões: O consumo adequado de zinco pode auxiliar na prevenção das dislipidemias na infância, sendo importante a realização de trabalhos de educação alimentar e nutricional para a redução da alta prevalência de inadequação da ingestão de zinco nesta população.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação