CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16956 - AGRAVOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ZONA FRANCA DE MANAUS
DANIEL CARVALHO MARTINS - FIOCRUZ/ILMD, ANTONIO LEVINO DA SILVA NETO - FIOCRUZ/ILMD


Objetivos: Identificar as características de quatro bases de dados secundários disponíveis (SIM/SINAN, INSS, PNS e Justiça do Trabalho) que podem ser utilizadas para análise de situação e tendência dos problemas de saúde dos trabalhadores na Zona Franca de Manaus.
Método: Estudo descritivo exploratório, realizado a partir de artigos pesquisados no "Google Acadêmico" sobre as seguintes temáticas: Saúde do Trabalhador, modelos produtivos da Zona Franca de Manaus, subnotificação de acidentes de trabalho.
Resultados: Criação de quadro comparativo entre as bases de dados (contendo: órgão público responsável, quando foi criada, origem dos dados, população coberta denominador e classificação dos tipos de agravos). Destacamos as seguintes vantagens: SIM/SINAN: Informações periódicas fornecidas pelos serviços de Saúde; INSS: Possui grande abrangência e a própria vítima tem interesse em informar o agravo; PNS: Permite correlacionar dados de morbidade com fatores socioeconômicos; Justiça do Trabalho: as vítimas têm interesse em provar o agravo, o juiz pode colher experiências dos trabalhadores e possui uma metodologia que mais se aproxima do sistema previdenciário.
Conclusão: A literatura da área traz uma série de críticas à estrutura e aos procedimentos adotados na alimentação e registro dos bancos de dados comumente utilizados em Saúde do Trabalhador. Além disso, o contexto da Zona Franca de Manaus (que contempla diversos ramos de atividades econômicas e que seguiu tendências mundiais de incorporação de novas tecnologias e métodos de gerenciamento de processos produtivos) reforça a necessidade de uso de novas fontes de dados para a produção de informações sobre a situação de saúde dos trabalhadores.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação