CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17099 - RECEBIMENTO DE ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
MILENA DE OLIVEIRA SIMÕES - FURG, RENATA GOMES PAULITSCH - FURG, SAMUEL CARVALHO DUMITH - FURG, CARLA VITOLA GONÇALVES - FURG


OBJETIVO: Avaliar o recebimento de aconselhamento nutricional em adultos e idosos residentes na área urbana de um município do Sul do Brasil.
MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado em domicílio no ano de 2016. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, além de consulta médica no último ano, estado nutricional e outras variáveis de saúde. O desfecho avaliado foi o recebimento de aconselhamento nutricional no último ano.
RESULTADOS: Um total de 1.296 indivíduos compôs a amostra (taxa de resposta de 90,7%). Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados era do sexo feminino (56,6%) e com idade entre 18 e 59 anos (75,3%). A prevalência do recebimento de aconselhamento nutricional foi de 19,9% (IC95%:17,3 a 22,5) , sendo maior em mulheres do que entre os homens (p=0,01). Na análise estratificada por sexo, apresentaram associação estatisticamente significativa (p<0,05) com o desfecho as variáveis escolaridade maior igual a 12 anos, consulta médica no último ano, baixo peso, obesidade, diabetes e hipertensão para os homens; nas mulheres, as variáveis foram plano de saúde, consulta médica no último ano, obesidade e diabetes.
CONCLUSÃO: Os achados deste estudo indicam que a prevalência do aconselhamento nutricional ainda é baixa. Além disso, esse vem sendo empregado frequentemente, em decorrência de uma doença já instalada ou em um estado nutricional específico. Fato esse que expõe a necessidade de que o aconselhamento seja realizado não somente para o tratamento, mas também como ações preventivas, de educação e promoção da saúde.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação