CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17115 - ANÁLISE DE DETERMINANTES CLÍNICOS, DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E PSICOSSOCIAIS NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
VICTOR PINHEIRO GAVINA - UFPR, NAYARA SILVA ALVES - UFF, FLÁVIA MAIA SILVEIRA - UFF, KARINE LAURA CORTELLAZZI - UNICAMP, RAFAEL GOMES DITTERICH - UFPR, ANDRÉA VIDEIRA ASSAF - UFF


Objetivo: avaliar a percepção dos pais sobre o impacto de problemas bucais e fatores demográficos, socioeconômicos e psicossociais na qualidade de vida relacionada a saúde bucal (QVRSB) de adolescentes a jovens adultos com deficiência intelectual (DI). Métodos: A amostra não probabilística compreendeu 119 indivíduos com DI, na faixa etária de 11 a 29 anos, de 4 instituições de atendimento psicossocial, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. A coleta de dados foi conduzida em três fases: i) Fase preparatória: Calibração dos examinadores e estudo piloto. ii) Aplicação dos questionários para avaliação sociodemográfica, psicossocial e de QVRSB. iii) Exame clínico para avaliação de cárie dentária, condição periodontal e necessidade de prótese, sob os critérios da Organização Mundial da Saúde. Os dados foram analisados de forma bi e multivariada (modelo de regressão múltipla, com procedimento stepwise) para se testar a associação das variáveis independentes com a variável dependente (QV). Resultados: A média do índice CPO-D encontrado foi de 8,21 (dp= ±6,12). Na análise bivariada, a pior qualidade de vida esteve associada com presença de bolsa periodontal (p=0.03; OR=2,50; 95% CI 1.06-5.90) e necessidade de tratamento (p= 0.01; OR=5,00; 95% CI 1.37-18.31). As variáveis que apresentaram significância em nível de 5% na análise de regressão foram: idade (p=0.03; OR=3,06; 95% CI 1.13-8.26) e necessidade de prótese (p=0.03; OR=2,89; 95% CI 1.13-7.37). Conclusão: Conclui-se que, determinantes clínicos exerceram maior influência na QVRSB de indivíduos com DI, demonstrando a necessidade de considerar tais condições no planejamento para a saúde bucal de pessoas com DI.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação