09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17183 - CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE QUALIDADE DE VIDA PARA LEISHMANIOSE CUTÂNEA: RESULTADOS PARCIAIS ENDI LANZA GALVÃO - FIOCRUZ (CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU), MARIANA JUNQUEIRA PEDRAS - FIOCRUZ (CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU), GLÁUCIA FERNANDES COTA - FIOCRUZ (CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU), TAYNÃNA CÉSAR SIMÕES - FIOCRUZ (CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU), ANA RABELLO - FIOCRUZ (CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU)
Introdução: É pouco conhecido o impacto da leishmaniose cutânea (LC) na qualidade de vida dos pacientes, em todo o mundo. Os poucos estudos conduzidos utilizaram questionários não específicos para a doença, como o DLQI, IPQ-R, WHOQOL-26 e PLSI. No entanto, instrumentos genéricos podem não contemplar aspectos importantes, comprometendo as avaliações de impacto da doença sobre a qualidade de vida. Objetivos: Construir e validar um questionário de avaliação da qualidade de vida específico para pessoas com LC localizada. Métodos: Estudo metodológico que compreendeu as seguintes etapas: I- Definição do constructo qualidade de vida, identificação dos domínios relevantes no contexto da LC e elaboração dos itens do questionário; II- Validação de conteúdo; III- Pré-testes; IV- Estudo Piloto. O estudo está sendo realizado no Centro de Referências em Leishmanioses (CPqRR/Fiocruz). Modelagem por equações estruturais será aplicada posteriormente a fim de confirmar o modelo teórico resultante das etapas supracitadas.
Resultados: O modelo teórico obtido se compõe de questionário constituído por 27 itens em 8 domínios. Na avaliação de conteúdo, três itens foram excluídos, três foram sugeridos e cinco foram reformulados. O pré-teste identificou quatro itens confusos, sendo reformulados e novamente testados sem necessidade de novas alterações.
Conclusão: O modelo de questionário proposto para avaliação da qualidade de vida em pacientes de LC é formado por domínios que englobam o impacto global, físico e funcional, estado psicológico e emocional, aspectos ocupacionais, aspectos sociais, impacto do tratamento, impacto econômico causado pela doença e aspectos relacionados ao acesso aos serviços de saúde.
|