09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17222 - CURSO À DISTÂNCIA DE MODELAGEM ESTATÍSTICA: UMA POSSIBILIDADE OU REALIDADE? LUCIANA NEVES NUNES - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EPIDEMIOLOGIA, PPG ENSINO DE MATEMÁTICA - UFRGS, ÁLVARO VIGO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EPIDEMIOLOGIA - UFRGS, SIDIA MARIA CALLEGARI JACQUES - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR, PPG MEDICINA-CIÊNCAS MÉDICAS - UFRGS, STELA MARIS DE JEZUS CASTRO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EPIDEMIOLOGIA - UFRGS, SUZI ALVES CAMEY - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EPIDEMIOLOGIA - UFRGS, VANESSA BIELEFELDT LEOTTI - INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA, PPG EPIDEMIOLOGIA - UFRGS
Objetivo: Pesquisas sobre evasão na Educação à Distância (EAD) revelam-se fundamentais para buscar estratégias que ajudem o aluno a concluir os estudos. Uma vantagem da EAD sobre cursos presenciais é o aluno determinar seu ritmo de aprendizagem, entretanto isto pode tornar-se problema se o estudante não tem disciplina, não entende sua parcela de responsabilidade e está preso aos paradigmas da educação presencial. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da oferta de um curso de extensão de Estatística na modalidade EAD cujo conteúdo é a análise de desfechos binários utilizando-se o R.
Método: A plataforma usada foi o Moodle e o público alvo foi profissionais da saúde. Sabendo que a Estatística tem um papel fundamental na formação desses profissionais, foram abordados problemas práticos, introduzindo desde conceitos básicos estatísticos e epidemiológicos até a escolha de modelos. Foi um curso de 30h e a parte teórica foi desenvolvida através de apostila e vídeos. Para obtenção de certificado os alunos enviavam periodicamente a resolução de exercícios.
Resultados: O curso foi oferecido em 2015 e 2016 tendo, respectivamente, 24 e 40 inscritos. Em ambas as turmas 18 alunos concluíram o curso com sucesso, o que corresponde a 67% e 45% de cada turma. Um motivo relatado para a evasão foi a falta de tempo para acompanhar o curso.
Conclusão: Com essas duas edições, foi possível ver que oferecer cursos de Estatística na modalidade EAD visando o público de profissionais da saúde é viável e leva à uma proporção satisfatória de conclusão com sucesso.
|