CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17224 - QUESTIONÁRIO QUANTITATIVO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR (QFA) PARA A POPULAÇÃO ADULTA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
GIOVANA REGINA FERREIRA - UFPR, DAYANE KELLI RAYMUNDO BRANDES - UFPR, CAROLINE OPOLSKI MEDEIROS - UFPR, SANDRA PATRICIA CRISPIM - UFPR


Objetivos
Desenvolver e testar um QFA para quantificação do consumo alimentar da população adulta do Sul do Brasil.

Metodologia
O QFA foi construído a partir de dois registros alimentares, obtidos no Inquérito Nacional de Alimentação (2008-2009). A lista dos alimentos combinou os 100 alimentos mais consumidos e os que contribuíram para explicar a variabilidade interindividual no consumo de energia e nutrientes, obtidos por regressão linear stepwise (R-square<0,80). Alimentos foram agrupados conforme semelhança nutricional. Perguntas qualitativas foram criadas para complementar os dados. Especialistas realizaram a validade de face do QFA, bem como a validade de conteúdo das perguntas qualitativas. Itens com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) <0,78 foram excluídos. O pré-teste foi realizado em 46 universitários.

Resultados
O QFA inicial compreendeu 153 alimentos. Na validade de face, os profissionais fizeram sugestões à estrutura do QFA, sendo que três alimentos foram excluídos, um agrupado e quatro incluídos. Na validade de conteúdo, apenas uma questão foi excluída (quantidade de sal). A versão final do QFA foi composta por: instruções de preenchimento; 153 alimentos distribuídos em 13 grupos; frequência de consumo; unidade de tempo; porção consumida e 19 questões qualitativas. No pré-teste, 15,2% dos indivíduos apresentaram dúvidas em relação as porções e frequências de consumo e 23,9% relataram a presença de alimentos desconhecidos.

Conclusão
Desenvolveu-se um QFA, destinado à estimação do consumo alimentar do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O método está sendo submetido a um pré-teste nos demais estados. Após ser adaptado, a validade relativa será testada.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação