CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17346 - A CARGA DO CÂNCER DE PULMÃO NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
PAULA STEFÂNIA DA MOTA DE SOUZA PATRICIO - UFSC, TAUANA PRESTES SCHMIDT - UFSC, DANIELLE ROCHA SOARES VIEIRA - UFSC, LEANDRO PEREIRA GARCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, JEFFERSON TRAEBERT - UNISUL, IONE JAYCE CEOLA SCHNEIDER - UFSC


Objetivo: Mensurar a carga do câncer de pulmão no município de Florianópolis (SC) no ano de 2008.
Métodos: Estudo ecológico com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade para estimar os Anos de Vida Perdidos (YLL) e de incidência do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) para os Anos Vividos com Incapacitação (YLD). A soma destes gerou o DALY, Anos de Vida Perdidos Ajustados por Incapacidade, todos por câncer de pulmão (CID-10 C34) na cidade de Florianópolis. Para o cálculo do YLL a expectativa de vida foi de 86 anos para o sexo feminino e 80 para o masculino. No cálculo do YLD, o peso utilizado foi de 0,6 e a duração de 9 meses. A análise considerou a distribuição segundo sexo e idade, e as taxas foram ajustadas pela população padrão mundial.
Resultados: Foram analisados 73 óbitos e 89 diagnósticos por câncer de pulmão. Estimou-se 1485,0 DALYs (738,20 DALY/100mil hab), 97,2% relacionados ao YLL. A distribuição foi similar entre os sexos, de DALY, YLD e YLL. As faixas etárias com maior taxa de DALY foram as de 50 a 54 anos, seguida de 60 a 64 anos.
Conclusão: O estudo da carga de doença auxilia na tomada de decisões da saúde pública garantindo à população uma melhor qualidade de vida. Os dados mostram que a taxa encontrada é superior a mundial, e isto reforça a importâncias das políticas para redução do tabagismo na população de Florianópolis para redução da carga estimada.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação