CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17441 - SISTEMATIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
JULIANA DE BEM LIGNANI - UFRJ, MARINA MARIA LEITE ANTUNES - UFRJ, POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA - UFCG, ROSANA SALLES-COSTA - UFRJ


Objetivo: esta revisão se propõe a avaliar os indicadores socioeconômicos associados com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em estudos populacionais no Brasil.
Métodos: A busca bibliográfica foi realizada em Março de 2017 nas bases de dados Lilacs e PubMed, de maneira independente por três pesquisadoras, utilizando os mesmos descritores de busca: “food supply” (mesh terms); OR “food insecurity” (title); OR “food security” (title); OR “household food insecurity” (title, abstract); OR “household food security” (title, abstract); AND “Brazil” (title, abstract). Os critérios de inclusão foram artigos que utilizaram a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), investigaram variáveis socioeconômicas (VS) e realizaram alguma análise estatística de associação (tendo a SAN/IA como variável dependente e as VS como variáveis independentes).
Resultados: A busca resultou em 193 artigos, os quais foram submetidos à primeira etapa de avaliação. Na segunda etapa, os artigos selecionados foram lidos na íntegra e avaliados, novamente com relação aos critérios de inclusão, além da qualidade. As três pesquisadoras realizaram todas as etapas de seleção e definiram por incluir na revisão final 18 artigos. A maioria dos estudos avaliados foi realizada em população vulnerável. Dentre as VS, as que mais se associaram com SAN/IA foram: renda per capta, escolaridade do responsável, tipo de construção do domicílio, rede de abastecimento de água e classificação socioeconômica.
Conclusão: Com base na revisão, foi possível concluir que os indicadores socioeconômicos que se associaram à IA, podem ser considerados como marcadores de restrição no acesso à alimentos, especialmente na população em vulnerabilidade social.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação