CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17530 - ASSOCIAÇÃO ENTRE PERDA PRECOCE DE DENTES DECÍDUOS E PREVALÊNCIA DE MÁ OCLUSÃO
CRISTIANE MEDIANEIRA SAVIAN - UNIFRA, MARIANELLA AGUILAR VENTURA FADEL - UFSC, BIANCA ZIMMERMANN DOS SANTOS - UNIFRA, RAQUEL PIPPI ANTONIAZZI - UNIFRA, ARNO LOCKS - UFSC


Objetivo: determinar a prevalência de má oclusão e a associação entre perda precoce de dentes decíduos e a ocorrência de má oclusão, em crianças de 6 a 8 anos de idade no município de Florianópolis.

Métodos: estudo transversal, avaliou uma amostra representativa de 528 crianças de escolas municipais públicas de Florianópolis em 2009. Os dados foram coletados através de exame clínico (perda dental precoce, cárie dentária, interposição lingual e o desfecho má oclusão) e de um questionário. Regressão de Poisson com variância robusta foi utilizada para modelar a associação entre má oclusão e variáveis independentes.

Resultados: As prevalências de má oclusão e perda dental precoce foram respectivamente de 63,4% e 21,8%. Na análise bruta a má oclusão foi associada com a idade, perda dental precoce e cárie dentária. Após ajuste, crianças com mais de 7 anos, com interposição lingual e perda dental precoce apresentaram maior probabilidade de apresentar má oclusão. Crianças com perda dental precoce apresentaram 63% maior probabilidade de apresentar má oclusão que aquelas sem perda dental.

Conclusões: A perda precoce de dentes decíduos foi associada a ocorrência de má oclusão nas crianças estudadas, mesmo após o ajuste para variáveis independentes.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação