CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17708 - ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ NOS ANOS DE 2006 A 2013.
JANIRA MARTINS SILVA HILARINO - FACIMP, ARIADNE SIRQUEIRA DE ARAÚJO GORDON - UFMA, IRACIANE RODRIGUES NASCIMENTO OLIVEIRA - UFMA, ARLANE SILVA CARVALHO CHAVES - UFMA, MARCIA CAROLINE NASCIMENTO SÁ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA, JANILDES MARIA SILVA GOMES - FACULDADE DE IMPERATRIZ DEVRY/FACIMP


Introdução: A Leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causadaprincipalmente por protozoários das espécies chagassi e donovani,transmitida através da picada do mosquito palha fêmea contaminada pelo inseto. Caracterizada como uma doença febril, de múltiplas manifestações clínicas e de prognóstico variável entre os indivíduos, podendo chegar a casos fatais. A doença é endêmica em 62 países e afeta milhões de pessoas no mundo, evidentemente em ascensão. Objetivos: Descrever os aspectos clínicos e epidemiológicos da leishmaniose visceral em crianças no município de Imperatriz nos anos de 2006 á 2013. Métodos: Estudo descritivo, transversal e retrospectivo, realizado com 247 casos de Leishmaniose visceral em crianças no município, no período de janeiro de 2006 á dezembro de 2013. Os dados foram retirados das fichas de notificação compulsória, através dos relatórios do SINAN. Resultados: No presente estudo a idade mais acometida foi de 1 á 4 anos (134) , maior índice para o sexo masculino ( 134), a maioria proveniente da zona urbana (225). As manifestações clínicas mais observadas foram a febre (156) e a esplenomegalia (140).O exame mais realizado foi o imunológico IFI (80). O tratamento mais utilizado foi o antimonial pentavalente (147). Dos pacientes estudados 11 evoluíram para óbito e 112 obtiveram a cura. Conclusão: Com o estudo realizado foi possível descrever as características clinicas e epidemiológicas da amostra, porém algumas dificuldades foram encontradas como a omissão de informações nos quesitos ignorados nas fichas de notificação compulsória, pois os mesmos tiveram desfecho.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação