CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17864 - IDENTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE DESFECHOS INCIDENTES NO ELSA-BRASIL
NATALIA B. BARBIERI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, BRASIL, VIVIAN LUFT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, BRASIL; HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, BRASIL, ROBERTO M. LADEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE. MINAS GERAIS, BRASIL, SANDHI M. BARRETO - DEPARTAMENTO MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. MINAS GERAIS, BRASIL, BRUCE B. DUNCAN - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, BRASIL; HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, BRASIL


Objetivo: Descrever o processo de identificação e investigação de desfechos incidentes, e seus achados preliminares, em um estudo multicêntrico de coorte de grande porte no Brasil.

Métodos: Em 2008-2010 foram incluídos 15.105 adultos no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Anualmente esses participantes são contatados por telefone para identificar eventos ocorridos, que são registrados eletronicamente. Após processamento central, o Relatório de Notificação Inicial de Eventos é distribuído. Esta planilha lista eventos que necessitam investigação, em geral de prontuários hospitalares. Tal investigação, que identifica se de fato houve evento de interesse do estudo (associado principalmente às doenças cardiovasculares e diabetes), transmite seus achados, via Web, ao Centro de Dados, que aplica algoritmo para selecionar eventos de interesse. Esses eventos prioritários são então encaminhados para classificação como desfechos no Estudo.

Resultados: Até dezembro de 2016, haviam sido realizadas 97.000 entrevistas telefônicas, sendo identificados 9.555 eventos passíveis de investigação, entre eles óbitos (371), acidente vascular cerebral (192), ataque isquêmico transitório (76), infarto (275), insuficiência cardíaca (61), angina (233), e insuficiência renal crônica (125). Destes, 6.562 já foram investigados para averiguar se de fato são elegíveis para classificação como desfechos relevantes, incluindo 872 eventos cardiovasculares, 188 cerebrovasculares, 131 de doença renal crônica, e 61 óbitos por outras causas.

Conclusões: O método criado possibilita o gerenciamento do processo de identificação, investigação e classificação dos eventos de interesse do estudo, para maior garantia de qualidade e comparabilidade com estudos internacionais de relevância em doenças crônicas não transmissíveis.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação