09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17930 - CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E OUTROS TIPOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CEARÁ KATHERINE JERONIMO LIMA - UECE, GLAUCILÂNDIA PEREIRA NUNES - UECE, FÁTIMA CAFÉ RIBEIRO DOS SANTOS - UECE, ALINE DE FREITAS VELASCO WERNECK - UNIFOR, ANA MARIA PEIXOTO CABRAL MAIA - UFC, FIAMA KÉCIA SILVEIRA TÉOFILO - UECE, DÉBORA SÂMARA GUIMARÃES DANTAS - UECE, RADMILA ALVES ALENCAR VIANA - UECE, JÉSSICA KAREN DE OLIVEIRA MAIA - UECE, PRISCILA NUNES COSTA TRAVASSOS - UECE, FRANCISCO RÉGIS DA SILVA - UECE, ALEXANDRA DA SILVA LIMA - UECE, RAFAELLA MARIA MONTEIRO SAMPAIO - UECE, FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO - DOCENTE-UECE
Objetivo:
Descrever as notificações de violência doméstica, sexual e outros tipos no município de Fortaleza-Ceará.
Método:
Estudo transversal, com enfoque descritivo sobre as notificações de violência doméstica, sexual e outros tipos no município de Fortaleza-Ceará, no período de 2010 a 2016. Utilizou-se o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do município de Fortaleza. Consideraram-se as variáveis: sexo; raça/cor; local da agressão; tipo de violência; ocorrência de violência anterior; vinculo do agressor.
Resultados:
Identificaram-se 6.641 notificações de violência doméstica, sexual e outras violências, observando-se aumento progressivo no decorrer dos anos, com destaque para o ano de 2016 com 35,5% (2.538). A maioria das violências ocorreu em mulheres, 59% (3.806), negras e pardas 66% (4.414). A maioria dos casos ocorreu na residência da vítima 46 % (3.098). A agressão física apresentou a maior pluralidade 35% (2.244), sendo 831 casos de violência sexual, onde o estupro prevalece em 79% (658) das notificações. Observou-se que 26% (1.736) das vitimas já haviam sofrido violência anteriormente. A figura masculina e com algum tipo de vínculo familiar, predomina em 41% (2.721) dos casos.
Conclusão:
Os achados apontam as mulheres como maioria das vítimas, trazendo a reflexão da existência de diversos fatores sociais e culturais que propagam a violência contra a mulher. O conhecimento sobre os casos notificados de violência auxiliam no baseamento de discussão sobre a importância da notificação e planejamento de ações que visem o cuidado integral as vitimas de violência.
|