CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18033 - ABORDAGEM LONGITUDINAL DA PERDA DENTÁRIA EM ADULTOS: ESTUDO DE CASO-CONTROLE PROSPECTIVO
RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM-FIOCRUZ E UFPE, ANDRÉ LUIZ SÁ DE OLIVEIRA - IAM-FIOCRUZ, THALITA CECILIA SALES DE ARAÚJO - UFPE, FLÁVIA PATRÍCIA TAVARES VERAS VIEIRA - IAM-FIOCRUZ


Objetivo: Identificar os fatores associados à perda dentária em adultos, de 18 a 59 anos, com vinte ou mais dentes permanentes, atendidos pelo SUS em Recife/PE.
Métodos: Estudo de caso-controle com casos prospectivos. Os casos foram indivíduos que realizaram exodontia. Os controles realizaram outros procedimentos odontológicos, exceto a extração dentária, pareado por unidade de atendimento, em uma razão de dois controles para cada caso. A amostra foi de 989 pessoas, pesquisadas em 2015-2016. O desfecho foi ter realizado exodontia de dentes permanentes. As variáveis independentes agregaram-se em sete domínios. Estimou-se medidas de efeito por Odds Ratio mediante modelos de regressão logística simples (elegeu-se as variáveis com p-valor ≤ 0,25) e múltipla (permaneceram as de p<0,05) com base em um modelo teórico hierarquizado.
Resultados: Há maiores chances de perda dentária associadas aos fatores: renda familiar até 250 reais (OR=3,13), sexo masculino (OR=1,61), escolaridade abaixo da mediana de dez anos de estudo (OR=1,47). Não se consultar por medo de dentista (OR=1,46). Insatisfação com a boca/dentes (OR=1,62). Necessidade autorreferida de extração dentária (OR= 4,8) ou prótese total superior (OR=2,08), ou prótese para substituir um ou mais dentes (OR=1,14). Motivo da última consulta odontológica ter sido extração dentária (OR=1,69) ou tratamento (OR=1,49).
Conclusões: Além dos aspectos sócio estruturais, deve-se atentar para a autopercepção sobre suas necessidades em saúde bucal e suas demandas por tratamento odontológico, porque isto tanto facilita a triagem das demandas por tratamento e pode interferir na conduta invasiva ou conservadora da equipe de saúde bucal.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação