09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18044 - ANÁLISE DE CLASSES LATENTES NA UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE POR HOMENS IDOSOS ALANA MAIARA BRITO BIBIANO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, VANESSA DE LIMA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Objetivo: Investigar a contribuição metodológica da Análise de Classes Latentes no estudo do fenômeno da utilização dos serviços de saúde por homens idosos no Brasil.
Métodos: Estudo seccional, de base populacional, que utilizou banco de dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-2013) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 10.541 homens idosos. A utilização dos serviços de saúde foi investigada por meio de dez variáveis da PNS, que foram categorizadas em quatro classes de uso dos serviços de saúde por meio da Análise de Classes Latentes, levando-se em consideração os parâmetros de melhor ajuste do modelo, sua parcimônia e poder interpretativo.
Resultados: As quatro classes de uso dos serviços de saúde por homens idosos foram: uso do serviço público ou privado de saúde - nível secundário e terciário (5%), uso do serviço público de saúde somente para internação (6%), uso do serviço público e privado de saúde - nível primário (17%) e não utilizou os serviços de saúde (72%). O método de análise empregado com quatro classes foi o que melhor compreendeu as categorias de uso dos serviços de saúde pelos homens idosos.
Conclusões: A metodologia da Análise de Classes Latentes foi utilizada para melhor compressão das variáveis identificando subgrupos multuamente exclusivos de homens idosos. Faz-se importante a aplicação dessa técnica no agrupamento de variáveis em estudos epidemiológicos de base populacional, ultrapassando a limitação tradicional de outros processos classificatórios, fornecendo novas possibilidades para o compreensão do fenômeno estudado.
|