CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18111 - DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DAS INTERNAÇÕES POR CÓLERA, FEBRE TIFÓIDE E PARATIFÓIDE EM BELÉM-PA
LUCAS MONTEIRO DA TRINDADE - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - IEC, LAISA VAZ DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ-UEPA, ELIVAM RODRIGUES VALE - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - IEC, DENISE SUÉLLEN AMORIM DE SOUSA SANTOS - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - IEC, LUIZ CLAUDIO GOMES CORREA FILHO - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - IEC, LENA LÍLLIAN CANTO DE SÁ MORAIS - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - IEC


Objetivo: Descrever a distribuição temporal das internações hospitalares por cólera, febre tifóide e paratifóide no município de Belém-PA.
Métodos:Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, a partir de dados secundários do departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Elaborou-se uma série temporal das internações hospitalares pelas respectivas doenças no período de 2010 a 2015 no município de Belém. Para análise estatística foi utilizado o programa Bioestat versão 5.0, adotou-se o valor p: 0.05.
Resultados: Houve ao total, 207 internações por cólera ao longo dos cinco anos de estudo, sendo a maior incidência no ano de 2010, representando 68% (141) dos casos; e a menor incidência nos anos de 2013 e 2015, com 1% (3) cada. Não houve diferença estatisticamente significante na incidência de internações entre os gêneros (p>0.05). As internações por febre tifóide e paratifóide foram 39 casos ao longo dos cinco anos, sendo em 2010 e 2011 os anos com maior incidência de internações, 28% e 25% respectivamente, sem diferença estatisticamente significante entre os gêneros (p>0.05).
Conclusão: A série temporal demonstra uma queda significativa no número de internações hospitalares pelas doenças ao longo dos anos estudados, o que pode ser considerado positivo no contexto de saúde pública do referido município. No entanto, possíveis problemas de subnotificação podem ter dificultado as reais estimativas de internações tanto por cólera quanto por febre tifóide e paratifóide nos últimos anos no município de Belém do Pará.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação