09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18126 - A MARGINALIZAÇÃO DO ESTUDO SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NA GRADUAÇÃO ANA CAROLINA LINO SILVÉRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Objetivos: Apurar nos cursos de graduação na área da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, quais deles possuem disciplina sobre Saúde da População Negra, cumprindo assim a Lei 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática e pesquisa nas grades curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde na Universidade Federal de Uberlândia.
Resultados: Nos cursos pesquisados de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Biomedicina da Universidade Federal de Uberlândia não foram encontradas nenhuma disciplina obrigatóriaoptativa sobre Saúde da População Negra. Porém na mesma instituição existe o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros que foca o ensino, a pesquisa e a extensão na área dos estudos afro-brasileiros, mas que por não ser um órgão institucionalizado dentro da Universidade, não possui condições de ofertar disciplinas sobre a temática.
Conclusões: A falta do estudo sobre Saúde da População Negra prejudica além da População Negra, por não ter profissionais com conhecimento adequado para tratar suas especificidades, afeta o próprio graduando que finaliza seu curso com uma formação incompleta e posteriormente encontra dificuldades para tratar esse púbico no exercício de seu trabalho.
|