09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18397 - ASSOCIAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CUIDADO HIPERTENSÃO E DIABETES DAISY MARIA XAVIER DE ABREU - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ALANEIR DE FÁTIMA DOS SANTOS - DEP. DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ÂNGELA MARIA DE LOURDES DAYRELL DE LIMA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ÉRICA ARAÚJO SILVA LOPES - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, LUCAS LOBATO ARAÚJO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, HUGO ANDRÉ DA ROCHA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, DÉLCIO FONSECA SOBRINHO - DEP. DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ANTÔNIO THOMAZ GONZAGA MATTA-MACHADO - DEP. DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Objetivos: analisar a associação entre o grau da incorporação de tecnologias de informação (TIC) na atenção básica à saúde no Brasil e uma melhor qualidade da atenção prestada às condições crônicas como hipertensão e diabetes.
Métodos: Trata-se de estudo transversal, cuja fonte de dados é proveniente da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ-AB – 2º ciclo do Ministério da Saúde realizada em 2013/2014. Foram analisadas variáveis sobre TIC e cuidado à hipertensão e diabetes em relação a um universo de 29.757 equipes de atenção básica (EAB) avaliadas. As variáveis de TIC foram organizadas em agrupamentos relacionados à infraestrutura, conectividade e utilização de sistemas de informação. Foi criado um índice para indicar a qualidade do cuidado aos hipertensos e diabéticos.
Resultados: Foi observada associação estatisticamente significativa entre os agrupamentos de infraestrutura, conectividade e uso de sistemas de informação e a qualidade da atenção prestada à hipertensão e diabetes. Destaca-se forte associação entre o alto grau de utilização da informação e a qualidade do cuidado às duas condições crônicas (OR= 4,02 e OR= 4,18 para hipertensão e diabetes, respectivamente).
Conclusões: Estão em curso no Brasil projetos voltados para incrementar o processo de incorporação de TIC, como o Plano Nacional de Banda Larga e a proposta de implantação do projeto e-SUS voltados para atenção básica. Tais iniciativas precisam ser intensificadas, considerando que as EAB com maior grau de incorporação de TIC apresentaram maiores chances de ofertarem um melhor cuidado para hipertensão e diabetes.
|