09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18630 - ALTERAÇÃO NA MORTALIDADE APÓS INTRODUÇÃO DO CHIKUNGUNYA, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2016 MONICA AGOSTINHO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARCIA SANDRE COELHO COUTINHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARINA BAPTISTA DE AZEVEDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DENISE BASTOS ARDUINI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIA CRISTINA FERREIRA LEMOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, VALERIA SARACENI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Objetivos: avaliar possível impacto na mortalidade após emergência de CHIKV no MRJ.
Métodos: Em 2016 observou- se um aumento de 5% nos óbitos do MRJ e com a emergência do CHIKV um acréscimo de formas graves e óbitos relacionados. Os dados do SIM de 2016 foram analisados para verificar o aumento de óbitos. Procedeu-se ao relacionamento das bases SIM e SINAN-CHIKV. Os pares resultantes foram objeto de investigação hospitalar para validação das causas (DO), buscando possível relação com complicações descritas de CHIKV.
Resultados: Houve aumento de óbitos nos >=60anos, por causas cardiovasculares, respiratórias e infecciosas, seguindo-se ao pico de CHIKV. No linkage foram encontrados 39 óbitos anteriormente notificados no SINAN. Após investigação e discussão em Comissão específica, 4 casos (10,2%) foram relacionados à ocorrência de CHIKV, faixa etária: 50-59: 1, >=60: 3. O intervalo entre quadro agudo febril e óbito foi até 10 dias em 2 e >20 dias em 2 (média 19, mediana 17). Mialgia, febre e dor articular ocorreram em 100%, enquanto que cefaleia, exantema e plaquetopenia em 50%. Comorbidades: hipertensão (75%) e diabetes (50%). Três óbitos foram hospitalares e 1 em domicílio, em 2 casos havia menção de arritmia cardíaca. Na DO, 3 óbitos constavam como doença cardiovascular e 1 como hepatite tóxica, havendo mudança de causa básica para CHIKV em todos.
Conclusões: Como descrito em outros locais, houve um aumento da mortalidade com surto de CHIKV no MRJ. Linkage e investigação resultaram em mudança na causa básica em 10% dos casos investigados com notificação de CHIKV.
|