CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18741 - AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER UTERINO COM DADOS DO REGISTRO DE CÂNCER DE BASE POPULACIONAL
DONALDO BOTELHO VENEZIANO - HOSPITAL AMARAL CARVALHO, CLAUDIA LUCIANA DE ARAUJO VENEZIANO - HOSPITAL AMARAL CARVALHO, ANA MARTA BONILHA DO AMARAL PRADO AULER - HOSPITAL AMARAL CARVALHO, LENIRA MARIA QUEIROZ MAUAD - HOSPITAL AMARAL CARVALHO


Objetivo: Avaliar o resultado de um programa de prevenção de câncer do colo do útero analisando a tendência dos coeficientes de incidência e mortalidade na cidade de Jahu/SP, utilizando informações do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP).
Método: Foram analisados 408 casos de câncer de colo do útero registrados pelo RCBP-Jahu e 53 óbitos registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) entre 1996 e 2014. Os casos novos foram divididos em dois grupos segundo o comportamento biológico dos tumores: não-invasivo (n=273) e invasivo (n=135). Os coeficientes padronizados de incidência e mortalidade foram calculados e suas tendências analisadas através do modelo de regressão (Joinpoint).
Resultado: A análise de tendência da incidência no grupo não-invasivo mostrou um aumento estatisticamente significativo no período com uma Variação Percentual Anual (APC) de 4,0% (IC 95%: 1,2; 6,8). No grupo de pacientes com tumores invasivos, a tendência da incidência foi de diminuição, com APC = -3,9% (IC 95%: -6,6; -1,0). A mortalidade apresentou tendência de diminuição com APC = -2,5% (IC95%: -16,5; 13,8).
Conclusão: O aumento da incidência para os casos não-invasivos e diminuição para os casos de comportamento invasivo, está diretamente relacionado à atuação do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico implantado na cidade que desenvolve ações de prevenção primária, diagnóstico precoce, atendimento e acompanhamento das mulheres com exames alterados ou diagnóstico confirmado de câncer. Isto demonstra que um programa de prevenção organizado e abrangente aumenta favoravelmente a sobrevida dessas mulheres e consequentemente a diminuição da mortalidade por câncer do colo do útero.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação