CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18962 - ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E O TEOR EM AÇÚCARES LIVRES NA DIETA: ESTUDO EM SEIS PAÍSES
MARIA LAURA DA COSTA LOUZADA - UNIFESP E NUPENS, EURIDICE MARTINEZ STEELE - NUPENS, GUSTAVO CEDIEL - NUPENS, FERNANDA RAUBER - NUPENS, RENATA BERTAZZI LEVY - NUPENS E FMUSP, CARLOS AUGUSTO MONTEIRO - NUPENS


Objetivo: Avaliar a influência dos alimentos ultraprocessados sobre o teor de açúcar livre da alimentação de países em diferentes estágios de desenvolvimento.

Métodos: Análise de dados de consumo alimentar de inquéritos nacionais realizados no Brasil (2008-2009), Colômbia (2004), Chile (2013), EUA (2009-2010), Canadá (2004) e Reino Unido (2008-2012). Alimentos ultraprocessados foram identificados como formulações de substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas com base em substratos de alimentos ou outras fontes orgânicas, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Regressões lineares foram utilizadas para estimar a associação entre a participação de alimentos ultraprocessados no total de energia consumida e o teor de açúcar livre na alimentação.

Resultados: Nos EUA, Canadá e Reino Unido, os alimentos ultraprocessados representaram mais de 50% das calorias consumidas, valores superiores aos observados nas dietas chilena, brasileira e colombiana (<30%). O teor de açúcares livres da dieta excedeu a recomendação de 10% da OMS em cerca de 50% nos EUA (15,2%), Colômbia (15,1%) e Brasil (14,8%) e em 30% no Chile (13.6%), Canadá (13,1%) e Reino Unido (12.5%). Em todos os países, a participação de alimentos ultraprocessados foi diretamente associada com o teor de açúcares livres na dieta. Pessoas no quinto inferior de consumo de ultraprocessados apresentaram teor médio de açúcares livres na alimentação abaixo do máximo recomendado no Canadá (7,7%), Chile (8.1%) e Reino Unido (9,7%) e perto do limite no Brasil (10,2%) e EUA (10,3%).

Conclusões: Em países em diferentes estágios de desenvolvimento, o consumo de ultraprocessados foi associado com o teor de açúcares livres.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação