09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19021 - CONHECIMENTO E USO DE CONDONS POR ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE. LETÍCIA DE CASTRO MARTINS FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, MÁRIO CÍRIO NOGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CLOVIS DA SILVA MELO JUNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY
Introdução
A formação de recursos humanos para o SUS é fundamental para defesa deste sistema. Profissionais bem treinados e capacitados aprimoram o desempenho dos serviços melhorando indicadores de saúde. Estudantes universitários constituem um grupo de pessoas com alto risco de DST, incluindo HIV. O uso do preservativo contribui para prevenir e reduzir risco de DST.
Objetivos
Investigar o uso do preservativo nas relações sexuais e verificar o nível de informação acerca do uso correto do preservativo por alunos da área de saúde.
Métodos:
Foi feito um inquérito utilizando amostragem aleatória simples dos alunos de todos os cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior de Juiz de Fora - MG. Foram estimadas prevalências de conhecimento e uso do preservativo por categorias sociodemográficas.
Resultados:
Todos informaram conhecer o preservativo masculino e a quase totalidade que sabem usá-lo, mas 56,7% das mulheres e 43,8% dos homens não usou na última relação. Somente 32% dos alunos informaram usar de forma sistemática em todas as relações, e 14,8% das mulheres e 35,5% dos homens já deixou de usar por estar sob efeito de álcool ou drogas.
Conclusões:
Apesar do conhecimento de todos sobre o preservativo, os padrões de uso pelos estudantes da área da saúde encontram-se muito aquém do recomendado, colocando-os sob risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, seu papel como educadores em saúde também pode estar comprometido, pois provavelmente reproduzirão nos aconselhamentos individuais e grupos educativos padrões semelhantes aos que praticam.
|