CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19069 - REFEIÇÃO PRONTA, TRADICIONAL E SUBSTITUIÇÃO POR LANCHE: PADRÕES DE REFEIÇÕES NO ALMOÇO E JANTAR NO BRASIL (2008-2009)
PRISCILA PEREIRA MACHADO - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS/USP), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MARIA LAURA DA COSTA LOUZADA - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS/USP), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, GIOVANNA CALIXTO ANDRADE - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS/USP), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CAMILA ZANCHETA RICARDO - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS/USP), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RENATA BERTAZZI LEVY - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS/USP), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Objetivo: Identificar padrões de alimentação no almoço e jantar no Brasil e avaliar sua associação com indicadores nutricionais. Métodos: Análise de dados de consumo alimentar de 32.898 indivíduos da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. O almoço e o jantar foram identificados, respectivamente, como as refeições de maior energia entre 11h e 17h59min e 18h e 23h59min. Os alimentos foram categorizados considerando a extensão e o propósito do processamento industrial. Análise fatorial foi utilizada para identificar padrões de alimentação e modelos de regressão para analisar a associação entre quintos de adesão aos padrões e indicadores nutricionais. Resultados: Foram identificados três padrões de alimentação no almoço e jantar: 1) refeição pronta: positivo para produtos panificados e refeições prontas no almoço; positivo para refeições prontas no jantar; 2) lanche: positivo para pão francês, margarina, manteiga, café/chá e leite no almoço; positivo para pão francês, queijo processado, manteiga, margarina e leite no jantar; e 3) refeição tradicional: positivo para frutas e seus sucos, raízes/tubérculos e peixes no almoço; positivo para preparações de milho e trigo, ovos e café/chá no jantar. Para almoço e jantar, os marcadores nutricionais de alimentação não saudável aumentaram com os quintos de adesão aos padrões de refeição pronta e lanche, enquanto os marcadores de alimentação saudável aumentaram no padrão de alimentação tradicional. Conclusões: Aderir ao padrão tradicional de refeições, baseado em alimentos e suas preparações culinárias, e evitar padrões de refeições prontas e lanches, baseados em alimentos ultraprocessados, pode ser efetivo para melhorar a qualidade da alimentação no Brasil.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação