CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19199 - ASSOCIAÇÃO ENTRE O SOBREPESO/OBESIDADE E A CÁRIE EM GESTANTES
JOSICÉLIA ESTRELA - UEFS, EDLA CARVALHO LIMA PORTO - UEFS, GÉSSICA SANTANA ORRICO - UEFS, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UEFS, IRACEMA LUA - UEFS, ANA CLAUDIA MORAIS GODOY FIGUEIREDO - UNB, ISAAC SUZART GOMES FILHO - UEFS, SIMONE SEIXAS DA CRUZ - UFRB


Objetivo: Verificar a possível associação entre a obesidade e a cárie em gestantes. Foi realizado um estudo transversal em mulheres gestantes atendidas nas Unidades de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Bahia.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 517 gestantes. Os dados foram coletados por meio de entrevista com aplicação de formulário, bem como por meio de informação adquiridas nos prontuários e/ou cartão da gestante. Em seguida foram realizados o exame bucal e a avaliação antropométrica. A análise estatística compreendeu avaliação descritiva das variáveis de interesse, seguida da análise bivariada e posterior análise estratificada para possíveis confundidores e modificadores de efeito.
Resultados: O peso médio das participantes foi de 65,37 ± 13,05 quilogramas e a altura média, da ordem 1,59 ± 0,06 metro, com mínimo de 1,38 metro e máximo de 1,79 metro. Quanto ao número de dentes cariados a média foi de 3,73 ± 3,78 com mínimo de 0 e máximo de 22. A associação bruta entre o sobrepeso/obesidade e a cárie nas gestantes estudadas foi estatisticamente significante (RP: 1,13 [IC95%: 1,02 – 1,25]) e p-valor: 0,01. Neste trabalho, nenhuma variável incluída na análise estratificada apresentou confundimento ou modificação de efeito.
Conclusão: O presente estudo aponta para a existência de associação entre sobrepeso/obesidade e cárie durante a gestação. Quando se realizou a busca sobre a temática, não foi encontrado nenhum estudo com gestantes, justificando a necessidade de mais estudos com metodologias mais robustas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação