|
Está
encerrado o prazo
para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor. |
|
Notícias |
|
|
Sessão de Poster
09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19578 - ASSOCIAÇÃO ENTRE CASOS DE ACUMULADORES E SOLICITAÇÃO DE CONTROLE DE ROEDORES EM CURITIBA/PR. SUZANA MARIA ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL, GRAZIELA RIBEIRO DA CUNHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL, ANA CAROLINA YAMAKAWA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL, EVELYN CRISTINE DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL, MAYSA PELLIZZARO - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, DEPARTAMENTO DE HIGIENE VETERINÁRIA E SAÚDE PÚBLICA, BOTUCATU, SP, BRASIL, CAMILA MARINELLI MARTINS - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (USP), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE ANIMAL, SÃO PAULO, SP, BRASIL, DIOGO DA CUNHA FERRAZ - UNIDADE DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CURITIBA, PR, BRASIL, VIVIEN MIDORI MORIKAWA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL, HÉLIO LANGONI - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, DEPARTAMENTO DE HIGIENE VETERINÁRIA E SAÚDE PÚBLICA, BOTUCATU, SP, BRASIL, ALEXANDER WELKER BIONDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, CURITIBA, PR, BRASIL
Objetivos: O objetivo do estudo foi correlacionar os casos de acumuladores de animais e/ou objetos com as solicitações de desratização em bueiros da cidade de Curitiba/PR no ano de 2015.
Métodos: Os dados referentes a acumuladores foram obtidos através do projeto “Perfil e Protocolo de Atenção aos Acumuladores de animais e/ou objetos em Curitiba”, que identificou e mapeou estes casos na cidade. Para este estudo foi considerado que a solicitação do serviço de desratização significava a presença de roedores na região. Esses dados foram cedidos pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Para análise estatística foi usado o coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância p<0,05.
Resultados: No total 113 acumuladores de animais e/ou objetos foram identificados na cidade, distribuídos em 46/75 (61,3%) bairros, variando de 0 a 9 casos por bairro. No mesmo período foram realizadas 3479 solicitações de controle de roedores, em 72/75 (96%) bairros, variando de 0 a 247 por bairro. Houve associação estatística significativa entre a ocorrência de acumuladores nos bairros e o número de solicitações de desratização (r=0,699; p<0,001).
Conclusões: O estudo demonstra que a presença de acumuladores de animais e/ou objetos no bairro poderia indicar maior ocorrência de roedores na região, visto que há um maior número de solicitações de desratização em bueiros nesses bairros. Dessa maneira é possível orientar ações de manejo de roedores para áreas próximas aos acumuladores, visando a redução de doenças por estes transmitidas.
|
|
|
|