09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19626 - PADRÕES ALIMENTARES IDENTIFICADOS POR ANÁLISE DE PERFIS LATENTES EM ESCOLARES ADRIANA SOARES LOBO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC, MARIA ALICE ALTENBURG DE ASSIS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC, DANIELLE BIAZZI LEAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC, RAQUEL ENGEL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC, PATRÍCIA FARIA DI PIETRO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC, SANTA CATARINA, EMIL KUPEK - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UFSC
Objetivos: Identificar, por meio da Análise de Perfis Latentes, padrões alimentares de escolares monitorados pelo Web-CAAFE e verificar fatores associados.
Métodos: Estudo do tipo painel conduzido nos anos de 2013, 2014 e 2015 com 6379 escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis (SC). Os dados foram obtidos com o web-CAAFE (Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares), ferramenta on line para o auto relato do consumo alimentar e atividades físicas no dia anterior. As frequências diárias de consumo de 32 alimentos/grupos de alimentos foram utilizadas como indicadores de perfis latentes. Associações foram investigadas por meio de regressão multinomial multivariada.
Resultados: Três padrões alimentares foram identificados: Tradicional (39,7% dos escolares; maior probabilidade de consumo de arroz, feijão, verduras, legumes, carnes, pães e leite); Monótono (39,3% dos escolares; maior probabilidade de consumo de massas, macarrão instantâneo e lanches e Misto (21% dos escolares; probabilidade elevada de consumo de diferentes alimentos, saudáveis e não saudáveis). Os padrões Monótono e Tradicional foram os mais prevalentes entre meninos (43,6%, IC95%:41,9-45,3) e meninas (45,0%, IC:43,2-46,7), respectivamente. Escolares mais ativos tiveram maior probabilidade de apresentar padrão Monótono. Meninos e meninas cujo relato foi do dia da semana e meninos que relataram consumo do lanche escolar tiveram maior probabilidade de apresentar padrão Tradicional. Ano do levantamento, idade, renda familiar e status de peso não mostraram associação significativa com padrões alimentares.
Conclusão: Os três padrões identificados (Tradicional, Monótono e Misto) foram associados à atividade física, alimentação escolar e dia da semana relatado.
|