09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19688 - ACESSO AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE POR ADOLESCENTES E JOVENS EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA MAÍSA MÔNICA FLORES MARTINS - ISC/UFBA, ROSANA AQUINO - ISC/UFBA
Objetivo: Analisar a associação entre o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) dos adolescentes e adultos jovens e a cobertura da estratégia de saúde da família.
Métodos: Estudo transversal, a partir de um inquérito domiciliar realizado com indivíduos de 15 a 24 anos de idade, no município de Camaçari, Bahia, no período de 2011 a 2012. A amostra foi obtida através de uma amostragem probabilística por conglomerados em dois estágios de seleção. A variável desfecho consiste no acesso aos serviços de APS e a variável independente principal no tipo de unidade de APS de referência do domicílio do indivíduo. As estimativas da associação entre área de cobertura da APS e acesso aos serviços de saúde, assim como barreiras de acesso, foram calculadas através da razão de prevalência por meio da regressão logística com uso do software R.
Resultados: O acesso aos serviços de APS foi referido por 89,5% dos adolescentes e adultos jovens. Os grupos residentes em áreas cobertas e não cobertas pela ESF apresentaram características semelhantes, exceto para algumas variáveis. Não houve diferenças estatisticamente significantes entre o acesso e a área de cobertura da APS. Dentre as barreiras do acesso observa-se que a área não coberta pela ESF é mais acessível quando comparado a área não coberta pela ESF.
Conclusões: Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significantes entre o acesso e a área de cobertura da APS. Observa-se que os indivíduos que acessam os serviços cobertos pela ESF são os mais desfavorecidos economicamente e socialmente.
|