CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19838 - AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DE ALERGIA ALIMENTAR
AÍDA BRUNA QUILICI CAMOZZI - PUC GOIÁS, KAMILA SOARES DE ABREU ASSIS - PUC GOIÁS


Objetivo: avaliar o consumo alimentar de crianças diagnosticadas com a alergia da proteína do leite de vaca, avaliando o consumo habitual dos nutrientes, a adequação de consumo alimentar das crianças na faixa etária de 0 a 30 meses e o estado nutricional.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal quantitativo sobre o consumo alimentar de crianças entre 0 e 30 meses atendidas no Ambulatório de Alergia Alimentar da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, sendo realizada pesquisa com os cuidadores de pacientes pediátricos diagnosticados com alergia e indicação de uso de fórmulas especiais.
Resultados: Foram avaliadas 31 crianças, com idade média de 13,58 meses. 39% utilizavam a fórmula de Soja, 35% de Hidrolisado Proteico e 26% de Aminoácidos. Apresentaram adequação no consumo de energia e micronutrientes: vitamina A, vitamina C, ferro e zinco. Houve inadequação de ácido fólico e cálcio. A fórmula de aminoácidos apresentou o maior percentual de inadequação de Cálcio. A maioria das crianças teve consumo adequado de carboidratos, 77,4% tinham adequação na ingestão de proteínas, 64,5% de inadequação de lipídios e 77,5% estavam eutróficas. O perfil nutricional das crianças que consomem fórmula de hidrolisado proteico é mais adequado do que as que consomem fórmula de soja.
Conclusão: As crianças apresentaram ingestão energética próxima ao adequado, baixa ingestão de cálcio e ácido fólico, o que pode levar a prejuízos ao crescimento e desenvolvimento. A ingestão de uma dieta inadequada em macro e micronutrientes pode agravar os déficits antropométricos e gerar os riscos à saúde.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação