09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19861 - AMBIENTE ALIMENTAR UNIVERSITÁRIO: SERVIÇOS PERMISSIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LETÍCIA FERREIRA TAVARES - UFRJ, MARIA ELIZA ASSIS DOS PASSOS - UFRJ, MARA LIMA DE CNOP - UFRJ, ANA CAROLINA DE JESUS XAVIER - UFRJ, LUIS FELIPE BESSA FERNANDES - UFRJ
Objetivos: Caracterizar o ambiente alimentar e avaliar os serviços oferecidos pelos estabelecimentos de alimentação permissionários situados no campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Métodos: Estudo transversal realizado em 42 estabelecimentos, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016. Foi utilizado um checklist para avaliação do ambiente alimentar universitário composto por 38 questões sobre os seguintes temas: caracterização do estabelecimento, horário de funcionamento, oferta de alimentos e bebidas, disponibilização de informação nutricional, cardápio, preço e propaganda, entre outros.
Resultados: Os serviços avaliados foram caracterizados como misto, venda de lanche e refeições (47%), lanchonete (23%), restaurante à la carte (12%), restaurante a quilo (12%) e bomboniére (6%). Sanduíches, salgados fritos e assados e “prato feito” estavam disponíveis em 87%, 78% e 45% dos estabelecimentos avaliados, respectivamente. Somente 12% dos estabelecimentos permanecem abertos após às 20h para atender a comunidade acadêmica noturna. Guloseimas expostas junto ao caixa de pagamento foram observadas em 52% dos estabelecimentos, facilitando o acesso dos clientes a itens não saudáveis. Refrigerantes e refresco de guaraná estavam disponíveis em pelo menos 95% dos estabelecimentos. Aproximadamente 30% dos serviços avaliados não dispunham de cardápio para os clientes e nenhum deles disponibilizava informações nutricionais das preparações oferecidas. Em relação ao preço, percebeu-se que alimentos como biscoitos, doces e refrescos são mais baratos que salada de frutas e sucos naturais. Das propagandas identificadas, 87% eram de produtos industrializados.
Conclusões: Os serviços permissionários de alimentação avaliados pouco contribuem para a promoção de um ambiente alimentar universitário saudável.
|