09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19863 - CARACTERIZAÇÃO DOS PARCEIROS SEXUAIS E INFECÇÃO PELO HIV EM HSH NO RIO DE JANEIRO/BRASIL. RAQUEL MARIA CARDOSO TORRES - ENSP / FIOCRUZ, OLIVIER ROBINEAU - UNIVERSITÉ PIERRE ET MARIE CURIE (UPMC); UNIVERSITÉ LILLE, MARLY MARQUES DA CRUZ - DENSP/ ENSP /FIOCRUZ, ANDRÉ REYNALDO SANTOS PÉRISSÉ - DCB/ ENSP /FIOCRUZ
Objetivos: A epidemia de HIV continua aumentando em todo o mundo e no Brasil, especialmente nos homens que fazem sexo com homens (HSH). Para melhor compreensão da epidemia é importante conhecer a rede de parceiros sexuais. O objetivo foi descrever as características dos parceiros sexuais de uma população HSH no Rio de Janeiro.
Métodos : Estudo de rede egocêntrica em HSH realizado no município Rio de Janeiro entre jun/2014 e set/2015. A coleta de dados envolveu teste HIV nos Egos e estes responderam questionário com informações sociodemográficas e de parceiros sexuais (máximo 6) nos últimos 6 meses. Foi realizada análise descritiva dos Egos e parceiros sexuais segundo Resultado HIV.
Resultados: Ao todo foram 341 voluntários (Egos) que descreveram 625 parceiros sexuais. O perfil dos Egos mostrou média de idade 30,6 anos, com número médio de 1,9 parceiros sexuais e prevalência HIV de 13,9%. Os parceiros sexuais apresentaram perfil semelhante, na sua maioria brancos (53%), escolaridade com ensino médio ou superior (82%), solteiros e idade média de 29,8 anos. A maior parte relatou relação sexual casual com Ego (63%), cerca de 60% teve sexo anal insertivo ou receptivo e mais que 50% usaram camisinha nessas relações sexuais. Os HSH reagentes e não reagentes HIV apresentaram características similares.
Conclusão: Os resultados mostraram que os Egos e seus parceiros sexuais apresentaram características semelhantes em variáveis chaves para compreensão da transmissão do HIV/Aids. A coleta de dados sobre as parcerias sexuais contribuem para análise e conhecimento das redes sexuais de HSH.
|