09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19966 - AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA LORENA ARAUJO RIBEIRO - UFMT, JOÃO HENRIQUE GURTLER SCATENA - UFMT
Objetivos: analisar as produções sobre práticas avaliativas realizadas em serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto brasileiro.
Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bibliotecas virtuais SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) (que agrega diferentes bases de dados) e Portal de Periódicos da Capes. O termo “atenção primária à saúde” foi cruzado individualmente com os descritores “avaliação de serviço de saúde”, “avaliação de programas e projetos em saúde” e “avaliação em saúde”, utilizando-se o índice assunto e operador boleano “AND”. Incluiu-se artigos publicados entre 2007 e 2017, nos idiomas português, inglês ou espanhol, cujos resumos e textos completos estivessem disponíveis online. Foram excluídos os estudos: não desenvolvidos no Brasil; publicados fora do período delimitado; que avaliavam programas específicos; e que apresentavam experiências de construção e validação de instrumentos e metodologias de avaliação para APS.
Resultados: Os 30 artigos levantados abordavam informações originárias de avaliação em serviços de APS brasileiros ou retratavam a produção científica acerca do tema. Observou-se que os estudos eram predominantemente originários das regiões Sudeste e Nordeste e se dedicavam a avaliar a qualidade das Unidades de Saúde da Família (USF), essencialmente, sob a ótica dos princípios e atributos da APS. No que tange à metodologia, preponderam abordagens exclusivamente quantitativas e uso de instrumentos de avaliação não validados.
Conclusões: O estudo proporcionou um panorama nacional acerca do tema e aponta para a necessidade de valorizar abordagens mistas (quanti-qualitativas), haja vista que estas são capazes de auxiliar no aprofundamento e contextualização do fenômeno avaliado.
|