CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20247 - CONSTRUÇÃO DO INDICE DE VULNERABILIDADE DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS
LUCIANA SILVEIRA EGRES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, RS, JULIANA MACIEL PINTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, RS, HERAIDA RAUPP CYRELI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, RS, KELMA NUNES SOARES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, RS, GIOVANA DORNELLLES WOITYSIAK NEGRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, DANIEL RAMOS DOURADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, EVELYN SZULAK VIANA - ESTAGIÁRIA SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS, ANGELICE SANTOS CALEGARI - ESTAGIÁRIA SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS, VANISE DE ALMEIDA SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, RS, ÂNGELA MARIA MACHADO GRANDO - ESTAGIÁRIA SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RS


Objetivo: Apresentar a construção do Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS) como ferramenta para a caracterização dos distritos sanitários do município de Porto Alegre.
Método: Estudo quantitativo, de caráter transversal e exploratório. Para a seleção dos dados, foram consideradas as dimensões dos determinantes sociais da saúde (DSS), baseadas no Modelo de Dahlgren e Whitehead (1991), o conceito de vulnerabilidade e o Índice de Desenvolvimento Humano. A vulnerabilidade leva ao aumento da fragilidade dos indivíduos ou famílias à pobreza (Polidoro, Czytajlo e Casares, 2016), que está associada à diminuição da expectativa de vida (Stringhini et al, 2017). Os dados foram coletados do Observatório da Cidade de Porto Alegre, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e da cobertura da estratégia de saúde da família (ESF). Os itens foram padronizados, de acordo com os limites mínimo, máximo e média municipal, definindo um intervalo de variação de 0 a 1.
Resultados: Os dados produzidos permitiram estratificar os Distritos Sanitários nas condições estruturais (habitação, saneamento, renda, escolaridade, cobertura de serviços de saúde). Para uma maior compreensão da relação dos DSS com os indicadores de saúde dos territórios da cidade identifica-se, como fator limitante, a inexistência de dados territorializados sobre as redes sociais comunitárias e estilos de vida da população.
Conclusões: Os resultados afirmam a importância da utilização do IVS para o direcionamento das políticas de saúde em Porto Alegre. O avanço na elaboração do IVS se dará na identificação das dimensões das redes sociais comunitárias e do estilo de vida por Distrito Sanitário.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação