CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20402 - CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS SEGUNDO DADOS DA POLÍCIA MILITAR DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DE MINAS GERAIS.
MARIANA MAPELLI DE PAIVA - IFNMG, JANAÍNA SANTOS NASCIMENTO - UFRJ, EYLEEN NABYLA ALVARENGA NIITSUMA - IFNMG, DAIANE PRATES MENDONÇA - IFNMG, UENDEL GONÇALVES DE ALMEIDA - IFNMG, ISABELLE ARRUDA BARBOSA - IFNMG


Objetivo: Descrever o perfil da violência contra idosos do município de Almenara/MG segundo dados da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).Métodos:Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir do banco de dados da PMMG. A amostra foi composta por idosos residentes no município de Almenara e submetidos à violência no período de 2011 a 2016. Procedeu-se análise descritiva por meio dosoftware Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) versão 17.0. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo 1.998.471. Resultados: Verificou-se prevalência de 7,82% registros de ocorrências de violência contra idosos no município de Almenara, com maior percentual de vítimas do sexo masculino (52,9%), com idade de 60 a 70 anos (52,9%) e casados (41,9%). Quanto às características da violência, o principal motivo para a ocorrência da violência foi por atritos familiares (30,2%), seguido de alcoolismo e embriaguez (10,7%). Os meios utilizados para perpetrar a violência incluíram a agressão verbal (29,7%), agressão física (24,2%) e agressão com uso de arma branca (16,7%). Em relação ao grau da lesão resultante da violência, 20,6% foram leves e 1,6% lesões graves . Com relação ao dia da semana em que se deram os casos, 39,1% foram registrados no fim de semana. Conclusão:Os dados apresentados refletem os aspectos da violência contra os idosos observados no cenário nacional, e uma das formas de minimizar tal problema de saúde pública é a atuação dos profissionais de saúde por meio de ações de promoção de saúde, visitas domiciliares e a comunicação intersetorial.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação