09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
20481 - CARACTERÍSTICAS E FREQUÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS IDENTIFICADOS POR DIFERENTES MÉTODOS DE NOTIFICAÇÃO SARA PATRÍCIA DE OLIVEIRA ELIAS - UFS, IZA MARIA FRAGA LOBO - UFS, PABLIANE MATIAS LORDELO MARINHO - UFS, MILENA DA MOTTA XAVIER - HU-UFS, INGRID NOVAES LEÃO - UFS
Objetivo: Caracterizar as notificações de incidentes relacionados a medicamentos no Hospital Universitário de Sergipe, comparando três diferentes métodos de notificação: Notificação voluntária em formulário impresso (2013); notificação voluntária informatizada (2014); busca ativa (2015).
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo sobre as notificações de incidentes relacionados a medicamentos realizados no período de três anos - 2013 2014 e 2015. Avaliou-se a frequência dos incidentes, a frequência de notificações por profissional notificador, os tipo de incidentes a medicamentos, os principais sinais e sintomas identificados nos pacientes e as intervenções realizadas após os eventos. Os dados foram compilados e avaliados no Microsoft Excel, versão 2010, e a análise estatística foi realizada no EpiInfo7.
Resultados: Foram identificadas 98 notificações, sendo o farmacêutico o principal notificador. As reações adversas em pele e anexos e as perturbações sistêmicas foram as mais identificadas e notificadas. As principais condutas adotadas foram a suspensão do medicamento e administração de um medicamento para a reversão da reação. Medidas educativas, como o treinamento da equipe assitencial, foram quase inexistentes. O método informatizado de notificação voluntária foi mais efetivo que o método de notificação voluntária por formulário impresso; no entanto, o resultado foi similar ao obtido com o método de busca ativa.
Conclusão: Esse estudo concluiu que não existe método de notificação ideal para identificação de eventos adversos, mas que os métodos devem ser complementares entre si, dentro das possibilidades de recursos humanos, materiais e financeiros de cada instituição.
|